quinta-feira, 16 de junho de 2016

Mais uma bolachada

Ontem liguei novamente para os Lusíadas... Queria marcar o espermograma decidida de que independentemente da data que me dessem tinha que ir. 
No mês de Junho começam as férias de toda a gente, no meu trabalho, e no trabalho da maioria dos portugueses. Não posso tirar nenhum dia de férias além dos 10 dias inicialmente marcados, em Maio, até Setembro é assim. Posso tentar encaixar alguma coisa, mas como já estamos desfalcados porque alguém está sempre de férias é muito complicado e, se surgem imprevistos é, simplesmente, impossível encaixar. Não é o ideal, mas é o meu trabalho, faço o quê? Despeço-me? Não tenho pai-trocínio, não vivo de rendimentos, trabalho, e é com esse dinheiro que como e que vou a consultas e, é com esse dinheiro que pagarei tratamentos. Depois, tenho uma ética de trabalho muito forte que, felizmente, para os meus directores, me foi incutida pelos meus pais. É-me difícil deixar as outras pessoas na mão, quando falamos de assuntos que podem ser adiáveis, quando falamos de assuntos que não são de vida ou de morte. É-me extremamente difícil saber que por uma coisa minha, relativamente adiável, poderão ter que fechar, durante essas horas, uma porta. Não acho justo, chamem-me o que quiserem, digam-me que não mereço ser mãe, por não achar justo fazer isto ás pessoas que me pagam, certinho, todos os meses e que me permitem por o pão na mesa. E mais uma vez falo, digo, que se isto fosse uma consulta importante, uma punção, uma transferência ou uma gravidez de risco, ou seja, um assunto de vida ou morte eu queria lá saber da minha ética de trabalho. Mas, realizar umas análises e fazer um espermograma cujos resultados só me vão ser úteis a meio de Agosto, não é um assunto de vida ou morte, tenho prioridades sim, e neste caso o trabalho ganha.
Bom, que introdução para dizer que a sra. enfermeira que me atendeu na extensão queria ralhar comigo e dar-me um raspanete, porque já tinha marcado e desmarcado muitas vezes, e que melhor dos melhores, não tinha avisado. E percebi, clarissimamente, que esta senhora está habituada a este tipo de atitude, devendo ouvir do outro lado algo como: oh sra. enfermeira, peço imensa desculpa. Pois claro! É já a seguir! Desculpe? 
Em primeiro lugar, a primeira vez que marcámos, arranjámos data e hora, ia ser uma correria, mas ambos podíamos, ligaram passado uma semana a desmarcar, o meu marido não quis perder vez, mas lá está coitado, marcou para um dia onde já tínhamos no meu trabalho duas pessoas a menos, ou seja era impossível, passado 1-2h de ligarem ao meu marido eu liguei, pedi desculpa e expliquei o acima escrito e marquei novamente, isto com 1-2 semanas de espaço até à marcação propriamente dita. Houve uma  única vez que na realidade desmarquei, com cerca de 24 de antecedência e a senhora diz-me que não, que nunca ninguém nem eu desmarquei nada. Que estava tudo marcado e preparado, e que nós não aparecíamos. Se isto não é brincar é o quê? Mesmo que eu tivesse marcado e remarcado 100 vezes acham mesmo que aquela senhora tem que me dar raspanetes? Já agora. Mas, andamos todos doidos? Então, uma enfermeira responsável de PMA, negócio de milhares, pode mesmo dizer isto a uma paciente? Então, mas eu agora ia meter embriões e ovócitos e espermatozóides, ou seja que material genético for, nas mãos de uma criatura, que por lhe estar a correr mal o dia vem gritar com uma pessoa, que está a fazer uma marcação? Pode fazer isto? É profissional? É normal? É ético? Claro que enviei reclamação por escrito para o hospital, é o minimo que posso fazer. Jamais pousarei, novamente, as minhas patinhas na PMA dos Lusíadas, mas que sirva para ajudar o próximo, ou que não sirva para nada, fiz a minha parte.
O que me deixa mais triste, além destas pessoas acharem que podem descarregar nos outros que os outros se acanham e se baixam, é que esta senhora o faz a pessoas, profundamente, fragilizadas, com auto-estimas abaixo de zero por toda a porrada que têm levado da vida, pessoas que depois de falarem com "profissionais" destes se sentem um bocadinho menores, um bocadinho mais em baixo e um bocadinho mais frágeis.
A senhora chegou a dizer-me que eu estava a ser mal educada. Mal educada, por expôr e tentar explicar a situação? Mal educada por não me calar? Mal educada por tentar falar, coisa que não me deixava porque gritava, obrigando-me a levantar a voz?
O marido tem uma requisição passada pelo Dr. AS, para fazer espermograma no Cemeare e é lá que vai fazer, eu a conselho da Mikas talvez vá a um dos laboratórios Joaquim Chaves, há alguns mais próximos da minha área de residência, ou talvez vá a um euromedic qualquer depois na IVI se quiserem que me mandem a outro lado.
É uma tristeza o que se passa até na saúde no privado neste país.
   

3 comentários:

  1. Ah! Agora já percebi o que se passou com a enfermeira. Essas coisas fazem-me logo ferver de nervos! Que raio de gente! Que raio de profissionais são esses??
    Olha, é como diz a Mikas, esquece os Lusíadas! Há muitos outros sítios onde podes dazer os exames/análises/tratamentos a preços +/- semelhantes.
    Fizeste muito bem em fazer a reclamação!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Estão esquecidos Mia! Lá não volto! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Minhas queridas :)

    Como estão?

    Olhem ainda hoje fui ao Joaquim Chaves fazer as análises que o Dr. Sergio me pediu na IVI - às hormonas da tiroide (Prolatina, TSH, T4 e mais nao sei que) e aos cariotipos.

    Os cariotipos ainda demoram umas semanas mas olha, as hormonais chegaram 4 horas depois ao meu mail eheh :)
    JOAQUIM CHAVES ALLEZ!!

    Meninas ja fizeram analise à prolactina? è a unica que parece estar no limite. Deu 29 e o limite é 30. Tenho de me preocupar?

    Beijinho muito grande a voces as duas*

    Novidades!?!?

    ResponderEliminar