terça-feira, 21 de junho de 2016

E a doação de gâmetas?

Qual a vossa opinião?  Consideram alguma vez recorrer a esta alternativa? E contariam à criança? Conseguiam viver com essa omissão?
Tenho pensado muito nisto ultimamente. Preciso,  lá está, de estar preparada para esta sugestão, nomeadamente doação de ovocitos. Just me being me.
Na verdade, não li o que é preciso ler nem pesquisei o que é preciso pesquisar para ter uma opinião plenamente formada e fundamentada sobre este assunto, no entanto o que penso é um pouco controverso. Se por um lado acho que é impossível viver com um "segredo " destes, acho também que é muito difícil contar a verdade. Quando somos pais queremos proteger os nossos príncipes e princesas de tudo o que os faça sofrer. Claro que nunca se consegue, mas acho que explicar isto a uma criança é tão complicado e pode gerar tantas questões nas suas cabecinhas.
Para mim a doação de gametas ainda é um bicho de sete cabeças... Mas atenção sou 100% a favor e dou gracas por termos esta ajuda tão tão preciosa da ciência ao nosso alcance.

5 comentários:

  1. Já pensei várias vezes nesse assunto e não é algo fácil de aceitar. Se essa for a única maneira de ter filhos, é isso que farei! Já temos isso decidido. Preferimos isso a uma adoção, sem dúvida alguma! Pelo menos seria filho biológico de um de nós, seria gerado por mim, alimentado por mim e seria educado por nós desde o início de vida dele/dela. Além disso, não teriamos que estar anos à espera de uma criança, nem teriamos que passar por todo o processo de avaliação. Não temos dúvidas nenhumas que preferimos isso à adoção!
    Se é uma decisão fácil? Não!
    Se tenho muitas dúvidas relativamente ao futuro? Sim, muitas!
    Se é a situação perfeita? Longe disso! Mas se não poder ter um filho biológico, essa opção é a mais próxima do ideal.

    Mas olha menina Dream, para já concentra-te nos tratamentos com os teus ovinhos, sim? Que de certeza que deve haver por aí algum jeitoso ;)

    ResponderEliminar
  2. Sei que se chegar a altura não vou pensar 2 vezes mas antes de efectivamente ir em frente vou ter de passar pelo luto de nunca poder ter filhos biológicos e sinceramente ainda não estou preparada para aceitar essa possibilidade.

    Consigo aceitar a possibilidade de doação de óvulos mas não poder ter filhos biológicos ... ai meninas ainda não consigo :(

    Pois é Dream, como estão as tuas coisas? Já fizeste as análises?

    ResponderEliminar
  3. Pois, eu não sei o que pensar, relativamente, a esta questão. O marido diz que a doação de ovócitos não o choca, pois é a mulher que carrega o bebé durante 9 meses e o amamenta, mas se a questão fosse para o lado dele já não acha assim muitos jeitos...
    Não posso dizer que não recorrerei, mas não estou muito à vontade com o assunto, sou pela verdade e neste caso acho que a verdade não é a melhor solução! É controverso :) a ver vamos!
    Faço análises terça feira, vou a Lisboa em trabalho e aproveito e faço. Este ciclo tem sido difícil, o primeiro mesmo difícil desde que parei a pílula em Outubro. Muitas contracções uterinas, muitas moinhas, vá dores... não tem sido fácil mesmo nada até estou com medo da próxima menstruação! De resto sonho montes de vezs que estou a receber o resultado da anti-mulleriana e é sempre 0,1... Grrrrrr
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Querida Dream a minha anti-mulleriana era jeitosa, a reserva ovárica ótima e o meu corpo não reagiu à estimulação como seria de prever. A mim parece-me que isto é sempre uma surpresa, por vezes boa, por vezes má...

    Quanto à doação de gâmetas, nunca sendo uma opção primária, seria perfeitamente capaz de aceitar isso. Seria sempre filho biológico do meu marido e acredito que a relação que se estabelece durante 9 meses com a criança que se transporta no ventre é muito importante. Quanto a contar-lhe julgo que só o faria se fosse necessário, caso contrário ficaria só entre mim e o meu marido. Mas isso... isso na hora cada um reage à sua maneira.

    ResponderEliminar
  5. acho uma excelente opção embora se um dia a minha única opção for essa não a siga :)

    ResponderEliminar