quarta-feira, 31 de maio de 2017

Por um momento

Por um momento, permitam-me não ter fé. Por um momento, não me peçam para acreditar, para ter esperança, para me focar nas coisas boas.
Por um momento, não me digam que vai correr tudo bem.
Por um momento, deixem-me questionar, deixem-me perguntar: Porquê eu? Porquê a mim?
Por um momento deixem-me achar que eu não mereço este fim, este destino.

Depois, como sempre, vou levantar-me, vou voltar a lutar e vou mentir a mim própria com todas as letras e dizer que acredito e que vai correr bem.

A consulta de endometriose não só mostrou a adenomiose, o nódulo no ligamento útero-sagrado como o aparecimento de um nódulo no septo rectovaginal e um grande emdometrioma de 4cm, tudo com indicação cirúrgica. Endometrioma no ovário, no ÚNICO ovário que responde moderadamente à estimulação.  Cirurgia agendada em que mais um pedaço do meu ovário dos meus ovócitos se vai embora e com eles, mais um bocado de mim, da minha alma. Sinto-me um mutante, um ser do outro mundo que anda por aí com as mãos e os braços e a alma pendurada por finos fios.

E é assim o belo dia, em que todos os meus maiores sonhos vão por água abaixo. Estou farta de tentar ser forte e farta de levar com baldes de de água fria.
Permitam-me que hoje esteja assim por um momento.

8 comentários:

  1. Querida Dream,
    Sigo o teu blog quase desde o inicio. Também eu ando nesta luta faz já algum tempo e ainda sem resultados. Também eu tenho endometriose, apenas diagnosticada no final da segunda fiv. Cheguei a ter um endometrioma de 4cm diagnosticado pelo grande especialista de endometriose do Norte, o Dr. Antonio Alves. Também ele me queria operar desde logo. O meu médico de PMA - dr. Cristiano Oliveira - sempre foi contra e continua a ser. Diz-me ele que os cirurgiões querem resolver o problema deles - a endometriose - mas acabam por prejudicar o lado reprodutivo. Diz-me ele que salvo em casos de endometriose profunda, com muitas dores, a tendência a nível mundial é não operar a endometriose, que não beneficia em nada a saúde reprodutiva, ainda mais em alguém como eu com baixa reserva ovárica. Diz-me ele ainda que os cirurgiões podem ser algo radicais na cirurgia, prejudicando ainda mais o factor reprodutivo. Ele é a favor sim de medicação indutora de uma espécie de menopausa temporária que poderá atenuar sintomas. No meu caso, reduziu endometrioma para 3cm, ou seja, já sem indicação cirúrgica. Sou seguida também num hospital público onde a opinião é exactamente a mesma. Estou a dar-te o meu testemunho, para de alguma forma, te alertar para outros aspectos, para os quais venho sendo alertada também por mais do que um médico. É certo que ainda não tive o meu positivo, é certo que a qualidade ovocitária é efectada pela endometriose mas também é certo que a cirurgia não vai melhorar este aspecto. Qual é a opinião do Dr. Sérgio? Espero não ter baralhado quando o objectivo era ajudar mas não pude deixar de comentar, pois passo por idêntica situação. Tudo de bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não baralhaste nada! Obrigada pelo teu comentário e pela tua opinião. Todos esses pontos estão estudados.
      Ontem o dr Setúbal falou bastante sobre as guidelines de cirurgia europeia e Internacional de quando operar e não operar endometriomas. Se concordo contigo e se tenho receio que ele como todos os cirurgiões seja demasiado invasivo, tenho até muito, mas jamais irei arriscar fazer uma estimulação para fiv com um endometrioma de 4cm, porque ele pode realmente diminuir de tamanho mas eu não consigo ser submetida a uma fiv nestas condições nem acredito nela porque um abdomen cheio de inflamação pela endometriose não é nada convidativo a uma gravidez.
      Como temos um embrião congelado e não posso ser submetida a uma estimulação neste estado, ainda que o endometrioma reduza prefiro eu por decisão minha resolver isto já e fazer uma tec limpinha. Tenho muito medo de quantos ovócitos me trará uma próxima FIV depois desta quistectomia, tenho medmo até pavor, mas a vida, esta doença e os muitos casos que acompanho desde 2011 não me deixam dúvida que é a decisão certa.
      Espero, no entanto, de coração que logo alcances o teu positivo e que tenhas nos braços o grande amor pelo qual tanto suor, sangue e lágrimas derramamos.
      Beijinhos e força

      Eliminar
  2. Tens todo o direito de te sentir assim... hoje, amanhã, depois... mas depois já sabes para onde é o caminho - para a frente!

    Tenho a certeza que vai correr bem a cirurgia, daqui a nada o futuro já te irá parecer menos mau. Quanto ao endometrioma ser no ovário que respondeu à estimulação, mas te preocupes com isso. Caso precises de fazer outra estimulação, será diferente da primeira. São sempre diferentes... o que se fez de difícil agora pode vir a fazer o trabalho dos dois. Um passo de cada vez querida Dream... ainda não é altura de atirar a toalha ao chão, mas agora é altura de cuidares de ti.

    Estou "por aqui" para tudo que precisares...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Minha querida Dream, o caminho é em frente. Vai sem medos, sabes que só podes beneficiar dessa cirurgia. Tenho a certeza! Sei o quanto é horrível sair daquele gabinete nesse estado ... Não é bonito, não senhor.
    Ganharás forças durante a noite não tenho dúvida.
    Olha além de saberes a minha história e cirurgias relembro-te uma situação que também tive...o meu ovário esquerdo também era o que mais óvulos dava, era o que tinha mais atividade. O direito coitado, nunca dava nada de jeito. Com o aparecimento do endometrioma, removi o esquerdo e como sabes, na estimulação seguinte o meu direito brilhou :) perfeito do princípio ao fim do tratamento.

    Já marcaste a cirurgia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas Mikas tu pré cirurgia tinhas quase o dobro dos folículos que eu tive.
      Já está marcada para dia 4/07.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. A nossa doença é um "cancro" que nos destrói por dentro e por fora :/

    ResponderEliminar
  5. Olha o Dr Setúbal não te ia operar só porque sim. É certo que eu tenho adenomiose difusa e endometriose nível I e ele disse logo que se quero ter filho então que esquecesse cirurgias e me atirasse de cabeça. Uma amiga queria tirar o útero e ele foi até bastante calmo e quis ter a certeza se ela percebia as implicações e se tinha a certeza...
    Acho que ele não se precipitaria em fazer cirurgia se não acreditasse que é necessário.
    É uma treta esse diagnóstico, espero que corra tudo bem!

    ResponderEliminar
  6. Dream
    Tens todo o direito de te sentir assim.
    Tens toda a legitimidade de te questionar o porquê.
    Espero mesmo que a operação corra bem.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar