sábado, 30 de abril de 2016

O positivo

Ter endometriose, não significa ser infértil. Ter endometriose significa, em primeira instância, possuir um factor se sub-fertilidade. Sabemos, no entanto, que a endometriose é a principal causa de infertilidade feminina, e que 30 a 40% das portadoras apresenta dificuldade de engravidar. 
Se a gravidez é o que mais almejamos ver um positivo num teste de farmácia acaba com todas as nossas preocupações? Sentimos que o objectivo, o que era difícil está feito, certo? Não.
Há 6 meses atrás, na minha cabeça, achava que a partir do momento que aquela risquinha aparecesse os meus problemas, relativos a este assunto, terminavam. Não.

Nesse dia há 6 meses atrás eu não fiquei feliz. Feliz na verdadeira acepção da palavra. Tive medo, mas muito medo. 
Claro está, que me apaixonei de imediato pelo meu baguinho de arroz, amava-o tanto, pedi-lhe muitas vezes, agarra-te a mim, sei que o ambiente aí é hostil, mas tens que ser forte meu amor. O amor por uma coisinha ainda microscópica é imediato, aliás tenho para mim, que já amamos os nossos bébés muito antes de eles nascerem e muito antes de os termos no nosso ventre. 

O dia em que sabemos do positivo, ao contrário do que eu pensava não é o dia em que a nossa batalha termina, é o dia em que uma batalha termina sim, mas que outra começa. Desde que sei que tenho endometriose que o objectivo é engravidar, conseguir uma gravidez, engravidar, engravidar, engravidar, como se tudo se resolvesse aí. Que ilusão!

Ao contrário do que eu imaginava os medos, as ameaças, não terminam aí, e iria aprendê-lo da pior forma possível.

Tinha dores, todos os dias das quase 6 semanas que o tive junto a mim. Apelidei o meu baguinho de arroz de bébé urtiga pelas dores que me provocava. Dores, sempre do lado esquerdo, seria ectópica? Mais uma preocupação acrescida de quem tem endometriose.
Fomos fazer o teste de sangue e beta baixinho, 109, para as quase 5 semanas de gravidez. No fundo do meu coração sabia que alguma coisa muito errada se passava. Fomos para as urgências da CUF, desvalorizaram o meu medo da ectópica, na ecografia não se via nada, o que com beta de 109 é normal e, disseram a verdade, não podemos fazer nada, o beta podia ser normal ou não, teríamos que ver como evoluiria o beta. Esperar 48h. Repetir o beta. Iria duplicar? Stress, ansiedade, noites mal dormidas com sonhos em que tudo corria bem, em que tudo corria mal... Enfim, um pequeno inferno. Beta baixou, 106, ectópica não é. Não é nada, e lá se foi o sonho.

Depois, a revolta. Que justiça é esta? Que mundo é este? Porque te tiraram de mim? Porque me fugiste? Porque não mereço que as coisas corram bem? Não bastava ter dificuldade em engravidar e agora isto? Que espécie de piada é esta? 

Depois, tentar apaziguar, renascer das cinzas, voltar a tentar. E negativos atrás de negativos, mês após mês. E renascer, novamente, a cada mês do nada, alimentar a esperança mês após mês, agora com conhecimento de que o positivo é apenas o inicio.

Não há dia que passe que não me lembre que já estive grávida. G-R-Á-V-I-D-A ,eu! A sério! E não há vez que não chore quando digo isto. Que não me emocione e pense que naquele dia em que fui ali, em que fiz aquilo, eu estava grávida. Eu já tive a melhor coisa do mundo e, o Universo ou quem de direito, levou-ma. Mesmo tendo sido no início e mesmo a minha dor não se comparando a outras dores, nem lá perto, nem um bocadinho, há dores tão tão tão maiores... Mas, é a minha dor. E dói muito.

5 comentários:

  1. A dor de ter tido e perdido e a dor de nunca ter tido. Dores diferentes mas no fundo tão parecidas. Um sonho roubado por uma doença, seja lá de que maneira for :(

    ResponderEliminar
  2. É verdade. Tanto amor para dar, tantos planos, tantos sonhos roubados,destruídos, tanta frustração, tristeza, tanta amargura, tanta injustica,tanta dor. Maldita sejas endometriose, maldita! Estou no fim do meu ciclo ja há espera do red:( muita força para ti querida

    ResponderEliminar
  3. Querida Dream :) És a Dream com quem troquei testemunhos a semana passada no forum da APF correcto? OLÁ :) Respondi-te no fórum mas sabes que o site não envia e-mails quando há respostas então demorei um pouco mais.

    Sinto muito pela tua perda :( Mesmo muito. Apenas conheço a dor de um negativo depois de um tratamento e como a Mia disse, são dores diferentes mas no fundo tão parecidas. E sim, também eu estou convosco nesse barco com nome Endometriose que nos arrasta sempre para o centro da tempestade e não nos deixa apanhar uma boa corrente para fugir desse pesadelo. Que praga :(

    Dream, já estás a tentar à quanto tempo? Já foste a alguma consulta de infertilidade ou ainda estás a tentar naturalmente?

    Pensa que já conseguiste estar grávida. Isso é um óptimo sinal, apesar de não ter corrido bem. Mas se já o conseguiste é um bom presságio mesmo para um futuro tratamento.

    Estamos juntas nesta luta.
    Um beijinho para ti e para a Mia*

    ResponderEliminar
  4. E cá estamos nós a praguejar contra a demoníaca da endometriose. Como a odeio!
    Dream, a Mikas tem razão! Apesar de não ter corrido bem, já estiveste grávida! Sabes que o teu corpo é capaz de proporcionar uma fecundação sozinho! Isso é um bom prognóstico!
    Beijinhos meninas

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela vossa ajuda e pelo vosso apoio guerreiras!
    Sim Mikas, sou eu! Olá!
    Nós estamos a tentar há 7-8 meses, mas há mais de 7 ciclos, tenho ciclos de 24-26-27 dias.Vamos a consulta de infertilidade em breve, mas não sei qual será o meu caminho.

    Um grande beijinho

    ResponderEliminar