sexta-feira, 22 de abril de 2016

E a famosa pergunta: endo quê?

Não é pouco frequente sermos diagnosticados, ou termos familiares diagnosticados com coisas que desconhecemos, são nomes complicados, estranhos e que nunca se cruzaram no nosso caminho, por isso, para muitas de nós  ouvirmos pela primeira vez: " O que você tem é endometriose." pode querer dizer tudo ou não querer dizer absolutamente nada. 
Mas conhecimento é poder, ou talvez não... Já fui atendida por ginecologistas que me disseram que o meu problema é que eu sei coisas demais.... são aqueles médicos que nos passam a mão na cabeça e dizem para irmos de férias e relaxarmos, que ainda somos tão novas que o problema é o stress...

Retomando...

É importante sermos críticas, sabermos realmente a nossa condição, lermos em locais fidedignos informações que nos possam ajudar, pois é muito mais fácil lutar contra um inimigo que conhecemos bem (exs de sites pródigos em informação : http://mulherendo.pt/; http://endometriosis.org/; http://ceiclinic.pt/).

A endometriose é, em primeiro lugar uma doença crónica, que é como quem diz uma doença que vamos levar connosco para o resto da nossa vida. Por isso frases iluminadas, como: "engravide que isso passe" não são muito reais e fazem-nos sentir um bocadinho incapazes! Ah quer dizer que a cura para isto, para estas dores, para este sofrimento é engravidar, engravidar é o que mais quero e nem engravidar consigo? Sou mesmo incapaz! Pois que não! Que não sou incapaz! Tenho uma doença merda! Tenho uma doença que me causa sub-fertilidade e potencialmente infertilidade, não é relaxando, indo de férias e pondo as pernas para cima que vou resolver isto tudo! Enfim... continuando...

É uma patologia da mulher, na maior parte das vezes dolorosa, em que a camada que reveste internamente o útero, o endométrio,  em vez de estar sossegadinho no seu lindo e anatómico sítio resolve por obras do diabo, ir infiltrar-se em sítios que não lhe pertencem. O que vai resultar em implantes de endométrio que podem localizar-se, na realidade, em todo e qualquer órgão, desde os ovários ao cérebro, passando pelo pulmão e tudo quanto há de órgãos que uma pessoa tenha. Atenção, ao ser diagnosticada com endometriose, não quer dizer que se tenham implantes nestes órgãos todos! Não vale a pena panicar, pode estar "circunscrita", à região pélvica, a um ou dois órgãos, ser "apenas" abdominal e superficial, etc! Voltando ao endométrio... Durante o ciclo menstrual o endométrio da mulher sofre várias alterações, começa muito fininho e vai engrossando ao longo do ciclo, cresce, cresce, cresce e por fim terá que descamar para que um novo ciclo aconteça e, essa descamação é basicamente a menstruação. Quem não tem endometriose descama apenas de um endométrio arrumadinho dentro do útero, quem tem a doença peste tem implantes de endométrio que inflamam e sangram nas regiões onde estão implantados, no meu caso, por todo o lado, é uma festa! Basicamente, é como uma pequena hemorragia interna, que como calculam, até os mais cépticos percebem, dói um bocadinho! 
As dores normalmente agravam-se no período menstrual, mas existem mulheres, e já foi esse o meu caso, quando a doença peste estava no auge dos auges, que têm dores e desconforto o ciclo inteiro que é como quem diz, a vida toda. Bom não é?

Give me lemons...

Dream



Sem comentários:

Enviar um comentário