sexta-feira, 22 de abril de 2016

Endometriose: Especialista Precisa-se!!

Quando li no relatório da ecografia e percebi que sofria de endometriose, decidi que não podia chorar mais, não tinha esse direito, afinal havia pessoas bem piores do que eu, decidi que tinha que olhar em frente e procurar no conhecimento uma saída. Pesquisei e encontrei, graças aos Deuses, o fórum da apf. Um verdadeiro salva vidas! Ao ler as histórias de outras mulheres com o mesmo problema que eu percebi de imediato que a endometriose não é propriamente uma doença "conhecida", assim a fundo, pela grande parte dos médicos ginecologistas, para já não falar em clínicos gerais, que não generalizando não fazem a menor ideia do que se trata. Não podia consultar um médico qualquer, tinha que recorrer a um especialista.
O nome: Dr. António Setúbal surgiu diversas vezes na minha pesquisa. Fui a uma consulta e penso ter feito a escolha certa. Fui operada por ele, ainda em 2011, e retirei os dois endometriomas, confirmou-se a adenomiose e a endometriose superficial extensa.

A endometriose afecta cerca de 10% a 15% da população feminina em idade fértil, estimando-se que 25 a 45% dos casos de infertilidade sejam devidos a esta doença peste. Não bastando é ainda uma doença que demora em média cerca de 8 anos até ser devidamente diagnosticada. Não é suficientemente divulgada, nem reconhecida quer pelos médicos, quer pela sociedade em geral, que assume que é normal para a mulher sofrer com dores e perder a sua qualidade de vida durante o período menstrual.

A MulherEndo, Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose  (http://mulherendo.pt/) faz o melhor trabalho na sensibilização e divulgação da endometriose, dando apoio e informação preciosa ás portadoras e ajudando no encaminhamento para especialistas.

Somos bastantes a sofrer com esta doença peste, mas juntas somos muito mais fortes.

Dream

Sem comentários:

Enviar um comentário