segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Spotting

Como odeio este nome, esta palavra, como detesto perdas de sangue entre períodos. É que começo a pensar demais nisto e fico mesmo preocupada. Com a endometriose altamente famosa por causar perdas de sangue e não só. Com isto da infertilidade, tenho o meu Papanicolau,  bem atrasado a última vez que fiz foi em Novembro de 2015. E eu que era tão certinha. 
Tenho que meter a minha vida em dia. Estranho que nenhum dos ginecologistas da Ivi me pergunte pela citologia não é? 
Não percebo nada disto. Mas enfim, antigamente, até ao mês passado e tirando o ciclo FIV/ICSI não tive perdas de sangue a fazer progesterona. Este mês está tudo marado e eu estou a passar-me com o meu corpinho incapaz de ser minimamente normal. 

8 comentários:

  1. Não sei se será o teu caso mas eu comecei a reparar que em todos os ciclos após uma TEC(negativa), tinha spotting cada vez que ia à casa de banho e fazia mais força (geralmente quando evacuava). No início comecei a ficar preocupada mas comecei a perceber que era um padrão e que acontecia sempre no ciclo seguinte a uma TEC. Depois, nos outros ciclos, já não voltava a ter spotting. Não será o mesmo que te está a acontecer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também pensei nisso Maria João. Mas depois achei que não fazia sentido pois foi uma TEC em ciclo natural. As tuas foram em ciclo natural?
      Beijinho

      Eliminar
    2. As minhas foram sempre em ciclo natural! A minha teoria é que o uso da progesterona deve "prender" algum sangue, que só acaba por sair no ciclo a seguir à TEC! E lá está, no meu caso é sangue velho por isso acho que faz algum sentido e provavelmente seriam bom colocarmos essa questão aos médicos.

      Eliminar
    3. Não se será um problema de "retenção" causada pela progesterona, mas certamente que é por causa dela que temos esses spottings no ciclo seguinte... pode ser o organismo precisamente a "queixar-se" porque agora tem falta dela ou então... não sei. Quando falo sobre esses spottings a Dra. Catarina ela só diz "pois...". Acho que nem ela sabe de onde vêm... Mas o meu vem sempre nessas situações em que é necessário um bocado mais de força...

      Eliminar
    4. No meu caso não posso atribuir a isso pois todos os meus ciclos são suplementados com progesterona...
      Beijinho para as duas

      Eliminar
    5. Dream, eu também uso a progesterona em comprimidos vaginais, por isso....acho que vale a pena questionarmos os médicos sobre o spotting estar efectivamente ligado à toma da progesterona.

      Eliminar
  2. Ninguém odeia mais os spottings que eu Dream :)

    Qualquer dia escrevemos um livro...

    Beijinho*

    ResponderEliminar