quarta-feira, 27 de julho de 2016

Antes de nascer, ainda no aconchego da barriga da minha mãe, Deus decidiu que ia dar um presente àquela menina! Não era ouro, nem prata, nem bronze. Era uma avó. Era a avó. Então Deus, deu-me um presente mais valioso que o ouro, que a prata e o bronze juntos, Deus deu-me a minha avó.
Naquele tempo o dinheiro não abundava e tive que ficar com ela ainda com meses de vida, os meus pais coitados vinham passar os fins-de-semana comigo, como loucos, cheios de saudades. Eu esperava contente por eles, mas nunca me faltou colo, amor, mimo, carinho, brincadeiras e um ou outro ralhete e palmada no rabo que só bem fizeram. Sempre fomos cúmplices, sei tudo, cada pormenor da vida dela, cada sorriso, cada piscar de olhos. Sem aquelas horas de conversa que tantas vezes tivemos antes de dormir (dormimos juntas até aos meus 12 anos) eu não seria a pessoa que sou, não seria tão rica. Não daria tanto valor ao amor, pois não conheceria a linda história de amor dela e do meu avô, e de como teve a sorte de casar com o único homem que amou, e como teve a maior tristeza da vida quando o perdeu precocemente. Com tanto para viver e com tanto para amar. Ninguém me atende o telefone como ela : então meu amor querido. Tanto mimo. Tanta doçura. Sei que sou o mundo dela, espero que ela saiba que também é muito muito do meu. É a minha boneca. Tem mais de 80 anos, é a pessoa mais activa fisicamente que conheço, a cabeça já não é a mesma, é o resultado da perda, da vida dura e por vezes amarga que teve. Agora, com esta idade, tem cancro. Cancro aos 80. Passar por esta montanha a esta idade, ficar sem o cabelinho, ficar sem uma maminha. Como se explica isto aos 80 anos? Vivem-se tempos tão difíceis, só não queria que ela sofresse, porque já sofreu tanto, a vida já lhe foi tão cruel.
Como se dá estímulo para lutar a uma pessoa na terceira idade com cancro?
Perto dela visto a armadura inatingível de ferro para lhe dar força e esperança. Em casa tenho chorado dia e noite.
Agora com o hipotiroidismo as tentativas para engravidar só podem recomeçar depois dos valores da tiróide estarem ok. Mas vou manter a consulta de 12 de agosto para ver se entro no ciclo das consultas e se consigo engravidar. Sei que era um estímulo muito grande para ela a chegada de um bisneto, mas na vida as coisas não são como nós queremos.
Estou sem dúvida a viver o pior ano da minha vida até ao momento.
Um beijinho para todas

4 comentários:

  1. Querida Dream como sabes o cancro aos 80 anos é menos violento que em pessoas mais jovens. É mais localizado, as células dividem-se menos, é uma situação mais controlada. Pensa nisso e nos anos que ainda viverás com a tua querida avó. E quem sabe com um bisnetinho ainda melhor :) Por vezes no meio do caos surge a bonança... o "milagre" :)

    Chora tudo que tens a chorar e depois mostra a mulher forte que és :)

    Beijinho grande**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei querida.
      Obrigada pelas tuas palavras, espero que estejas bem
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Soube agora que estás a lidar com este diagnóstico e lamento muito. Passei por isso com as minhas duas avós, e sei como isso custa.
    Também trabalho com essa doença todos os dias, e por pior que possa soar o que eu vou dizer, o cancro aos 80 anos não é tão mau quanto outras doenças! Tem uma progressao mais lenta, e muitas vezes um bom prognóstico. Ainda assim é uma doença lixada... Desejo toda a força do mundo!!
    Podes contar comigo para o que precisares.
    Procura ajuda especializada de precisares. Esse testemunho de amor que deixaste, deixa-me perceber o amor que há entre vos, e é isso que vos vai fazer ultrapassar este mau bocado da melhor forma!!
    Muita força para toda a família!! Mima muito a tua querida avó <3
    E nunca desistas de ti!! Do teu sonho de ter um bebé. Não é isso que ela quer :)
    Sem duvida que é um tempo para a família. Juntem-se para ultrapassar este momento.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos juntos, estamos unidos, estamos a sobreviver e a tentar viver, acreditar. Uns dias é mais fácil, outros nem tanto.
      Obrigada pelas tuas palavras
      Beijinhos

      Eliminar