domingo, 29 de abril de 2018

É oficial

Terminaram as doações anónimas em Portugal. Porque raio nos fizeram isto? A nós casais inférteis que já tão poucos apoios temos. Porquê? Que revolta é que tristeza sinto. Fizeram-no porquê  Porque acham que temos dadores  em excesso? Então no Único banco público são aos milhões.
Fica a minha pergunta, o que não entendi, se me puderem ajudar, os pais de filhos com embriões doados são a partir de agora obrigados a informar os filhos? Os doadores podem procurar a criança? Estou tão tão desiludida e tão triste com o meu país que nem consigo colocar este sentimento em palavras..

2 comentários:

  1. Dream não sei bem o que isto vai dar. Em primeiro lugar não sei se a lei terá efeito retroativo. Espero que não... apenas por causa dos dadores. Não é justo para eles. Fizeram a sua doação numas condições, não é justo agora mudarem-lhe as regras do jogo. Quanto às implicações desta alteração no futuro penso que a diferença é que a criança nascida com recurso a doação de gâmetas, quando atingir certa idade, em alguns países é a maioridade, poderá saber a origem da célula que lhe deu origem. Com a lei antiga apenas em situações de doença é que teria essa informação. Os dadores assinavam um contrato que garantia o total anonimato. Agora não será assim... poderão ser contactados por as tais crianças. Contar à criança ao não, continua a ser uma opção dos pais, assim como procurar a origem da célula uma opção da criança.

    Se está gravidez tão precoce correr bem, sempre foi nossa intenção contar ao nosso filho a sua origem. Daí a nova lei ir ao encontro da nossa forma de ver a doação. Mas acredito que muitos doadores só doam pois era garantido que em momento algum seriam contactados. A partir de agora não será assim... mas é apenas isso que é alterado.

    Vamos ver no que isto vai dar...

    Beijinho
    Não penses muito nisso. Provavelmente não precisarás de recorrer a uma doação...

    ResponderEliminar
  2. Também acho uma parvoíce! Uma coisa é poder não ser anónimo, outra é de facto não o poder ser. Fora isso, a entrar esta lei ridícula em vigor, deveria ser só a partir das doações feitas após a lei, sem retroativos.
    É uma estupidez!

    ResponderEliminar