terça-feira, 6 de junho de 2017

Triste e cansada

...tem sido assim o meu estado de espírito.
Tento não me ir abaixo. Tento não ser mal agradecida, porque podia ter algo bem pior, mas não me sinto bem.
Ando a fazer imensos exames, amanhã faço ressonância magnética pélvica com preparação intestinal, uma chatice. Faltar ao trabalho, atrapalhar a vida do meu marido, mais uma chatice.
Nalguns dias consigo ter um espírito mais positivo, em dias como o de hoje, com tpm, para piorar, não estou a conseguir.
Ter o médico da infertilidade a discordar do médico da endometriose também não ajuda. E ler estudos que dizem nim à cirurgia também não. 
Não dá para fugir.
Tenho que ir buscar forças, mas já não sei bem onde.

11 comentários:

  1. Querida Dream só posso dizer que sigas o teu instinto. Não é uma decisão fácil que está "em cima da mesa". Por um lado tens a cirurgia que irá fazer-te sentir mais saudável e que tratará a maldita endometriose, mas que sabes pode comprometer a fertilidade. Não é mesmo nada fácil...

    O que diz o Dr. Sérgio? Acha que não é necessária a cirurgia para já?

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É complicado. O Dr Sérgio só vê fertilidade o Dr Setúbal só vê endometriose. Nenhum dos dois "sabe" ou quer saber de endometriose e infertilidade juntas ou seja da forma que o tratamento ou não tratamento de endometriose afecta a fertilidade. Pois tratar afecta a fertilidade e não tratar afecta também. O Dr Sérgio por ele não operava o Dr Setúbal diz que nem pensar em nova estimulação assim. Pelo que tenho acompanhado ao longo de anos da experiência de outras mulheres inclusive da querida Mikas é melhor limpar e avançar, mas a minha "casa" já quase não tem bibelôs para limpar e esse é o grande problema, é o busílis da questão.
      Ou seja a minha cabeça está um grande nó que vai ser desfeito quando os resultados da ressonância mostrarem que não há alternativa e que vou mesmo passar por uma cirurgia bera.
      Tentar um dia de cada vez, mas entre análises, raio x, ecg, ressonância e consultas não tem sido fácil abstrair-me!
      Beijinhos e força para tio

      Eliminar
    2. Mas tu não tens que pensar já numa nova estimulação... ainda tens uma TEC para fazer. E tão importante como um bom embrião é um útero receptivo. E embriões "arranjam-se" (e com isto longe de mim querer influenciar-te no que quer que seja), mas se não houver um boa receptividade não servem de nada os bons, espetaculares, maravilhosos blastocistos em eclosão...

      Beijinho grande e tenho a certeza que tomarás a decisão mais certa, seja ela qual for!

      Eliminar
  2. Dream que decisão difícil :( Tens o exemplo da Mikas que é muito positivo! Mas também reconheço que a Mikas antes da última cirurgia tinha sempre muitos ovócitos. Já dei por mim a pensar que se calhar devia ter feito estimulação e punção antes da cirurgia e depois congelava tudo. Quando estivesse limpinha transferia. Mas se calhar também não ia servir de nada... Sei lá... Enfim, sei que não sou grande ajuda, tal como vocês também estou na m**** Mas por muito que isto seja duro não consigo desistir. Haja força, paciência e coragem! E dinheiro também -.-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O exemplo da Mikas é muito válido e tanyos ouyros que acompanhei no forum apf em que a cirurgia mudou realmente as coisas. Mas os estudos são muito pouco conclusivos e a verdade é que a cx a endometriomas ao contrário por exemplo da remoção da endometriose peritoneal não melhora taxas de gravidez, eyc etc e por aí fora.
      Hoje não estou boa.
      Beijo e espero que as coisas se componham para ti, gosto muito que passes por aqui e desejo-te tudo de bom

      Eliminar
  3. Respondi mas acho que isto não ficou :(
    Oh querida Dream :( entendo a tua indecisão. Mas olha eu tive muitos ovocitos mas atenção ... Tinha sempre 2 embriões ao terceiro dia e nunca deu nada. A Teansfeencia da segunda FIV até foi feita depois da última cirurgia. Tive um ciclo de Tec perfeito, foliculo gordinho, endometrio fofinho e mesmo assim nada ou seja, as duas primeiras estimulações com toda a inflamação que tinha deram sempre muitos ovocitos mas com fraca qualidade. Na terceira estimulação sim ... Tive o menor número de ovocitos mas o maior em embriões e de boa qualidade. Sei que sou suspeita mas da minha experiência um tratamento deve ser feito sem evidências de inflamação. Já fui operada 3 vezes e nunca pensei 2 vezes. As duas primeiras FIVS foram depois de 2 cirurgias mas na primeira estimulação nasceu logo o maldito endometrioma que me atormentou durante séculos e que nunca permitiu que as coisas resultassem. Vocês sabem o que eu sofri com aquelas dores malditas :( e mesmo assim insisti numa segunda estimulação em cima disso o que só deu mau resultado.
    Vamos ver o que a RM diz amanhã. Ao menos terás um diagnóstico mais concreto. Espero que passe rápido porque sei que não é um procedimento agradável :/ mas isso tu já sabes.
    Mas pronto ... Isto para dizer que eu sou completamente a favor da cirurgia. Mas mais uma vez, falo pela minha experiência.

    Beijinho ENORME para ti e estou sempre aqui*
    Outro gigante para ti querida Mia, nunca me esqueço de vocês ***

    ResponderEliminar
  4. Ah e outra coisa ... O teu endometrioma tem 4 cm, podes perder um pouco de tecido ovárico mas não deve ser assim muito (acho!).
    Pede uma histeroscopia enquanto dormes :) fica já tudo feito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem 4cm×2,6. O meu do ov esq ti ha 7cm...
      Mas a cirurgia é a minha única opção porque as dores que tenho hoje já não são suportáveis...
      Aiiii vida a minha....

      Eliminar
  5. Querida Dream
    Segue o teu instinto.
    Se tens opiniões médicas contrárias tens mesmo que ser tu a decidir.
    Sobre Endometriose não posso opinar porque não tenho conhecimentos suficientes.
    Seja qual for a tua decisão estoua torcer por ti.
    Beijinho Grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. infelizmente as dores decidem por mim. Não tenho hipótese tenho que ir a faca....

      Eliminar
  6. Já te dei a minha opinião, eu fui operada mesmo quando o Dr. Setúbal não achava prioridade. Mal não fez, até me retirou alguma dor, não toda. Fui operada porque estou noutro país e para seguir para fertilidade tinha de o fazer. Espera pelo resultado da ressonância, discute as coisas com o Dr. Setúbal, pergunta se adiar um mês vai fazer assim tanta diferença visto que não vais fazer estimulação folicular mas apenas uma TEC. Provavelmente já perguntaste e eu estou para aqui a fazer perguntas parvas mas ele a mim disse que, com o meu diagnóstico, nem perdia tempo em cirurgias e partia logo para fertilidade. Tenho endometriose nivel I e ele achou mesmo que neste caso, apesar de mal não fazer, essa não seria a prioridade.
    Por isso é que acho que ele não olha só para endometriose, se calhar quando o quadro se complica sim, mas porque acredita que é o melhor e a treta é que sendo uma doença relativamente pouco conhecida não há certezas, não há garantias, não dá para saber se um ou outro médico está mais certo e vais ter de seguir o teu instinto...
    Beijinho e muita muita força...

    ResponderEliminar