segunda-feira, 26 de junho de 2017

O testemunho dela e a minha vergonha

Andava pelas redes sociais a rolar o dedo pelas novidades, pelas vidas, que se escrevem em mais um fim de semana. Até que, como um murro no estômago, encontrei o testemunho dela.
Era um sábado de lamento. Era um dia, mais um dia, de inércia, depressão e ansiedade. Pela minha condição, pela minha endometriose, pela minha infertilidade, pela autorização da minha cirurgia pelo seguro de saúde que teima em não chegar, pelo constante vigiar do cancro da minha avó. Era mais um sábado igual a tantos sábados, igual a tantos dos meus dias, quase todos. Dia de tristeza, dia de aperto no peito, dia de angústia, de depressão. Até que encontrei o testemunho dela. Uma "amiga" colocou um like no "testemunho", na partilha dos sentimentos dela. Contrariamente ao que costumo fazer, fui ler.Não a conheço. Tem a mesma idade que eu, tem a mesma profissão, é muito bonita, tem um corpo atlético conseguido concerteza através de muita dedicação. Exercício e uma alimentação saudável. Tem cancro. Tem 30 anos, é muito bonita, muito cuidada, faz exercício diariamente, come bem diariamente e tem linfoma. Tenho 30 anos, não pratico nenhum exercício, não como espectacularmente bem e nada indica que tenha cancro. Porquê ela, não é?  Que sentido faz? Porque estou eu, para aqui a sentir-me lixo ,quando devia aproveitar esta dádiva que é ter alguma saúde. Escreve ela :
"Quero (...) viajar, esquecer tudo isto...mas acima de tudo só queria estar bem! Até poderia não ter emprego, dinheiro...mas se tivesse saúde era a pessoa mais feliz do mundo! ".
Vergonha de me sentir como me sinto, quando há gente a passar por uma merda destas na vida. Muita vergonha. Vergonha ainda maior por mesmo assim, mesmo com este exemplo, mesmo reconhecendo a palerma que sou, o aperto no peito não desapareceu.

3 comentários:

  1. Dream tens que te permitir estar triste... tens todo o direito de estar triste, assim como a tua conhecida. Estar triste não invalida que olhemos e agradecemos as coisas boas que a vida nos dá e tentemos tirar partido delas. É possível conjugar as duas coisas... e eu sei que tu consegues :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Passei pelo mesmo, blog de pessoa mega saudável mas a quem apareceu um cancro. A fazer quimio ia ao ginásio, meu deus que corajosa!
    Hoje somos amigas e conto os meus stress com as microagulhas do Gonal-F e ela diz que sempre detestou agulhas...
    Claro que devemos estar agradecidas até certo ponto, mas é normal quereres o que muita gente tem, não ter dores todos os dias, não ter a tua vida alterada porque tens endometriose e com isso fertilidade reduzida e com isso todas as consequências que daqui advêm...
    É normal quereres mais e melhor para ti e para todos, continuas a lutar muito no dia-a-dia e tens o direito de te sentir triste!!!!

    ResponderEliminar
  3. Querida Dream
    Percebo os teus pensamentos.
    Eu mesma já os tive.
    Mas, a vida é mesmo assim. Cada pessoa sofre com os problemas que atravessa no momento. E, infelizmente, haverá sempre alguém com problemas maiores que os nossos.
    Nós queixamo-nos que já gastamos muito dinheiro á custa da Infertilidade. No entanto, há quem não faça tratamentos porque nem tem dinheiro para a medicação. Mas, também há quem tenha para tratamentos sem fim..
    O mundo é assim: Injusto. Não quer dizer que aceitemos as injustiças (eu não aceito) , mas temos de viver com elas.
    E não , não sou uma daquelas pessoas que acedita que tudo acontece por uma razão.
    Não aches que o teu (nosso) sofrimento é desvalorizado. Infertilidade é uma doença. Não se compara com o cancro porque não temos risco de morrer disso e podemos ter qualidade de vida (mesmo que sintamos que nos falta algo).
    Afirmo sem qualquer dúvida que ter cancro é muito pior que ser infértil.
    Mas não sintas nunca vergonha do teu sofrimento.
    Beijinho Grande

    ResponderEliminar